terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Simpósio sobre Serviço Social no Mundo
Evento integrará Workshop e será aberto ao público. Inscrições para estudantes estão encerradas

Arte: Rafael Werkema


Nos dias 8 e 9 de março, o Rio de Janeiro sediará o Workshop sobre a definição de Serviço Social da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS). O evento será divido em dois momentos: o primeiro, no dia 8/3, é reservado somente para integrantes das organizações nacionais e internacionais de Serviço Social. O segundo momento é aberto ao público, que poderá participar, a partir das 13h do dia 9/3, do Simpósio Internacional "Fundamentos e perspectivas do Serviço Social no Mundo: trabalho e formação profissional".

As inscrições para o Simpósio começaram segunda-feira (13/2) e estão encerradas. As vagas são limitadas, sendo 160 para assistentes sociais e 40 para estudantes. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail secretaria3@cressrj.org.br.

Veja a programação

Um pouco mais sobre o workshop
A atual definição de Serviço Social da FITS, aprovada em 2000 na Conferência Mundial de Montreal (Canadá), não é compatível para as organizações de Serviço Social latino-americanas, incluindo o CFESS. "Existe uma dificuldade em contemplar, em um conceito mundial, as diferentes (e muitas vezes divergentes) perspectivas teórico-metodológicas existentes sobre a profissão", afirma a conselheira do CFESS Esther Luiza Lemos, da Comissão de Relações Internacionais.

Nesse sentido, o CFESS tem proposto uma definição de Serviço Social sintonizada com o projeto ético-político profissional brasileiro, comprometido com a construção de uma nova sociabilidade, e não uma profissão que tenha por objetivo a integração social no capitalismo, como dá a entender o atual texto da FITS.

No 2º Encontro das Associações de Trabalhadores Sociais da Região Latino-Americana e Caribenha e na 27ª Reunião do Comitê Mercosul de Associações Profissionais de Serviço Social realizados nos dias 24 a 26 de agosto de 2011, na cidade de Mendoza (Argentina), o Conselho Federal obteve o apoio dos países presentes (Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Porto Rico, República Dominicana, Nicarágua e Peru) para aprofundar o debate e trazer aportes para o Workshop sobre o tema.

Ainda segundo a conselheira do CFESS, o Workshop será fundamental para a categoria. "O evento só tem sentido se compreendido como fruto de um processo que vem sendo construído pelos/as assistentes sociais brasileiros/as ao longo dos últimos anos. Ele não se esgota em si mesmo, pelo contrário, é uma mediação do projeto ético-político profissional e, como tal, aponta para o futuro. Num contexto de crise internacional, nossa profissão tem muito a contribuir, e lutamos para que esta contribuição esteja sintonizada com as conquistas teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas produzidas pelo Serviço Social na América Latina", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário