quarta-feira, 25 de abril de 2012

Macaé: Festival da Sardinha começa nesta quinta-feira (26)


Empresários do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros divulgam o cardápio do Festival

Começa nesta quinta-feira (26), o Festival da Sardinha, em Macaé. O evento, que acontecerá até domingo (29), é promovido pelo Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, em parceria com o Convention Visitors Bureau (Macaé CVB) e da Prefeitura Municipal.
O tema do festival foi inspirado nos cardumes que existem em abundancia no mar que banha o município de Macaé.
O município é privilegiado por uma beleza natural, representada pelo mar que agrega valor com a existência deste pescado que apresenta um importante lipídio: o ômega-3, que se julga ser um "protetor" do coração. Especialistas afirmam que a sardinha contém ácido graxo ômega-3 em quantidades que não deixam nada a desejar a parentes estrangeiros, como o salmão, que levam a fama de ser uma das melhores fontes da substância.
Na oportunidade, cada restaurante inserido no Polo fará um prato especial com a espécie. O valor do prato será de R$ 15.
Cardápio – Na Estação da Praia, será servido a Sardinha da Estação (sardinha frita ao molho picante); Na La Fazendinha, será servido a Sardinha Mediterrané (sardinha recheada com castanhas e acompanhada com purê e tomate telatti); O restaurante Xote Baião vai oferecer a Sardinha no Papelotte (sardinha no papelotte com cebola, tomate, alcaparras, cebolinha. A iguaria será servida ao forno com molho de pimenta e mandioca); O Durval apresentará a Sardinha no Broto de Bambu (sardinha frita ao molho de bambu); Na Parada do Chopp os clientes poderão saborear a Sardinha à Primavera (sardinha frita com escama de batata ao açafrão); Na Picanha do Zé (I e II) será servido a Sardinha à Moda (sardinha frita com molho da casa); O Ilhote Sul vai oferecer a Sardinha Confim com Cuscuz Marroquinho; O Sr. Adonias vai apresentar o Totevendo de Sardinha (creme de batata com ragu de sardinha ao forno); o Finalmente Creperia vai apresentar o Crepe de Sardinha (sardinha crocrante com crepe de pimentões coloridos in salate); o Finalmente Grill vai oferecer o Rostie de Sardinha (Rostie de Sardinha crostrata ao molho de limão siciliano); o Lucca vai oferecer um Spaguetti de Sardinha.
Calendário de eventos - A Comissão de eventos, formada por Renato Martins, do Ilhote; André Neves, da Estação da Praia; de Marco Navega, presidente do Macaé CVB; e pelo Rosalvo Júnior, representante do Turismo no município; está planejando uma vasta programação de festivais ao longo do ano. “A tendência é realizar, pelo menos, um festival por mês. Nós já temos fixado no calendário oficial da cidade o Festival de Cultura e Gastronomia, que será realizado entre os dias 2 e 5 de agosto, agora faremos, também, um festival temático mensalmente. Temos que continuar fomentando o turismo em Macaé, e nada melhor que promover atrativos para que isso aconteça”, disse Marco Navega.
Em maio, a comissão de eventos está preparando um festival especial Dia das Mães. Para o dia 12 de junho, Dia dos Namorados, o grupo planeja um cardápio afrodisíaco. Em julho, nos dias 06 e 07, a surpresa será associada ao Festival de Música Benedito Lacerda. Ainda em julho, entre os dias 13 e 15, será a vez dos amantes do camarão saborearem pratos feitos com a espécie. Em agosto, acontecerá o tradicional Festival de Cultura e Gastronomia. Em comemoração a Independência do Brasil, em setembro, a comissão planeja o Festival de Comida Brasileira. Entre os dias 12 e 14 de outubro, será realizado o Festival da Criança, com brincadeiras, teatro de bonecos e gincana. Muito glamour fará parte do cenário do Festival Orgânico Gourmet, em novembro, com degustação de vinho orgânico Perlage, entre outras surpresas. E para fechar o ano com chave de ouro, será realizado o Natal Gourmet.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Petrobras e IFF: Parceria pela educação profissionalizante


Imagem: Petrobras e IFF - divulgação.
Gerente geral da Bacia de Campos leva informações sobre a indústria a estudantes
O gerente geral da Unidade de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UO-BC), Joelson Falcão Mendes, participou nesta terça-feira (24/04), no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) de Campos dos Goytacazes (RJ), de palestra sobre as atividades da Petrobras na região. O objetivo do evento foi levar aos estudantes de nível médio, técnico e superior e ao corpo docente do instituto informações sobre a indústria de petróleo e gás e as possibilidades deste mercado.
Joelson Falcão Mendes, que é ex-aluno do curso de Mecânica do IFF, também se reuniu com diretores, pró-reitores, coordenadores e professores do instituto para uma apresentação inicial com vistas a parcerias futuras.
“O ensino profissionalizante é muito importante para a indústria e já é um dos grandes responsáveis pelo preenchimento das vagas disponíveis neste mercado, que deve crescer cada vez mais com as novas descobertas. E estamos à disposição para todas as parcerias que estiverem ao nosso alcance. Sou regresso do IFF e tenho certeza que muitos estudantes presentes ao evento de hoje estarão, em breve, entre os trabalhadores da Companhia ou das empresas parceiras, que integram a cadeia produtiva”, disse.
 
Para o diretor geral do campus de Campos dos Goytacazes, Jefferson Manhães de Azevedo, a Petrobras é um parceiro histórico do IFF e essa relação deve ser cada vez mais próxima. “A Petrobras já articulou cursos no instituto e tivemos resultados muito positivos. A demanda é constante e o índice de empregabilidade das disciplinas ministradas a partir dessas parcerias é muito significativo. Isso só aumenta nossa missão de oferecer um ensino de qualidade e alinhado com as necessidades do mercado, contribuindo de forma positiva com o crescimento do nosso País”.
Durante o encontro com estudantes e professores, dúvidas sobre a indústria e o mercado de trabalho foram esclarecidas pelo gerente geral. Joelson Falcão Mendes  também visitou as instalações do IFF e conheceu os laboratórios onde disciplinas técnicas são ministradas.
O IFF é um dos 38 institutos federais criados, em dezembro de 2008, pelo Governo Federal, e tem como responsabilidade contribuir para o desenvolvimento econômico das regiões onde está instalado. Atualmente, possui sete campi no interior do Rio de Janeiro (Campos-Centro, Campos-Guarus, Macaé, Quissamã, Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana e Cabo Frio) e outras três unidades estão sendo instaladas nos municípios de Itaboraí, Santo Antônio de Pádua e São João da Barra. Doze mil alunos participam dos cursos; seis mil deles somente em Campos dos Goytacazes, principal polo do instituto, onde são ministradas aulas para formação em níveis médio, técnico, tecnólogo, superior, pós-graduação e mestrado, além de alfabetização para jovens e adultos.

Complexo do Maracanã recebe finais dos Jogos Abertos do Interior



Imagem: Parque Aguático Julio Delamare - crédito Marcelo Horn.

Cerca de 200 atletas disputaram provas de natação e atletismo
As finais da 1ª etapa dos Jogos Abertos do Interior (JAI), promovidos pela Secretaria de Esporte e Lazer, foram realizadas neste sábado (21/04) no Complexo do Maracanã. O Parque Aquático Júlio de Lamare recebeu as competições individuais de natação, enquanto o Estádio Célio de Barros foi palco das disputas do atletismo.
Na natação, 104 atletas de 12 municípios se enfrentaram em 12 provas em cada uma das etapas, masculina e feminina. Moradora de Paraíba do Sul, Poliana Santos da Silva, de 19 anos, foi a vencedora da prova 50 metros Costas.
- Eu treino há 14 anos e pretendo me profissionalizar na natação. Os Jogos Abertos do Interior são um incentivo para quem quer viver do esporte – afirmou a nadadora, que treina em um clube do município.
Todos os vencedores já estão automaticamente classificados para os Jogos Abertos Brasileiros (JABs), que será realizado em Vitória (ES) em maio. Ao todo, 74 atletas – da natação, atletismo e judô – irão representar o estado do Rio na competição nacional.
- No ano passado, eu fiquei em 2º lugar nos Jogos Abertos Brasileiros. Este ano, quero me superar e vencer a prova - disse William Correia Ferreira, de 25 anos, morador de Duque de Caxias e vencedor do salto em altura.
No atletismo, 98 atletas de sete cidades disputaram as finais neste sábado. Para o coordenador regional da Secretaria de Esporte e Lazer, Renato Quintanilha, os Jogos Abertos do Interior são uma oportunidade para revelar talentos.
- Ao todo, 51 municípios do Rio se inscreveram para participar das competições. O campeonato é uma forma de integrar as cidades e promover o esporte – diss

Times de Macaé estreiam com vitórias em campeonatos estaduais de Basquete

BASQUETE MACAÉ


As equipes da Associação de Basquete de Macaé estrearam neste final de semana nos Campeonatos Estaduais Sub-17 (infanto-juvenil) e Sub-19 (juvenil). Os jogos das duas categorias foram disputados contra o Iguaçu Basquete Clube, no Ginásio do Tênis Clube de Macaé, o "Juquinha", e terminaram com vitórias macaenses.

Pelo Sub-17, ontem (sábado, 21 de abril), a Associação de Basquete de Macaé ganhou por 89x56. O cestinha foi Guilherme, que marcou 24 pontos. O time jogou com Matheus Massena, Guilherme, Philipe, Sarihan, Loran, Luis Felipe, Lucas e Léo. O Iguaçu atuou com Otávio, Yuree, Deivison, Marcon, Danilo, Leandro, Everton, Matheus e Jordan.

Já a equipe Sub-19, que é treinada por Léo Costa, mesmo técnico do Sub-17, derrotou o Iguaçu por 93x33, neste domingo (22 de abri). O cestinha foi Jair, com 26 pontos. Foram utilizados os seguintes jogadores; Oliveira, Matheus Massena, Wallace, João, Jair, Everest, Loran, Luiz Felipe e Lucas.

- Estréia com vitória é sempre muito bom. E vencemos os dois jogos com diferenças grandes no placar, mas temos consciência que o Iguaçu está se estruturando agora e não possui equipes que estarão disputando as primeiras colocações dos campeonatos. Mas foi importante tirar a expectativa da estréia - disse Léo Costa.
Até o ano passado o time que representava a cidade se chamava Macaé Sports, mas mudou o nome nesta temporada para Associação de Basquete de Macaé. "Foi necessária esta mudança. Temos um grupo muito envolvido com o basquete. Estamos resgatando principalmente o trabalho na base, com núcleos em vários pontos de Macaé, envolvendo cerca de 400 crianças de comunidades carentes", comentou Léo Costa.

A Associação de Basquete de Macaé tem o apoio da Prefeitura de Macaé, Fesporturt, Colégio Barroco Lopes, Padaria São Jorge, Geleira Diub e Terra Brasil Lavandaria.

Próximos Jogos:
Sub-17 - Macaé x Fluminense (25 de abril, quarta-feira) - 19 horas - Ginásio do Juquinha
 Sub-19 - Botafogo x Macaé (27 de abril, sexta-feira) - 19 horas - Ginásio do Botafogo (Rio de Janeiro)

Feira sobre estética será realizada em julho em Macaé

Feira sobre estética será realizada em julho em Macaé




A Expo EstheticShow – Hair, Estética, Beleza e Boa Forma – que acontecerá entre os dias 14, 15 e 16 de julho, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), será lançada nesta segunda-feira (09), a partir das 19h, no local.

O evento visa proporcionar uma oportunidade onde o visitante poderá relacionar-se com os mais variados fornecedores de produtos e serviços do setor. Este é mais um evento captado pelo Macaé Convention Visitors Bureau (Macaé CVB).
O lançamento contará com a presença do Presidente Macaé CVB, Marco Navega; do vice, Leonardo Anderson; do presidente da Associação de Indústria e Comércio, Marcelo Reid; do secretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves; do presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento (Fumdec), Francisco Navega; de convidados direcionados (empresas de revenda de produtos de belezas); de representantes da montadora Legítima Produções; entre outros convidados. O evento vai contar também com a presença do Ex-BBB Dicesar, trazendo a equipe de cabeleireiros.
De acordo Marco Navega, o relacionamento pessoal com este universo de fornecedores e clientes, amplia as oportunidades de negócios. “É a chave para o sucesso no desenvolvimento de novas parcerias, o melhor lugar para agregar conhecimento, dissipar dúvidas, conhecer as novidades do mercado e acrescentar mais fôlego às idéias comerciais”, disse.
Segundo o diretor da Editora WP, empresa organizadora do evento, Edilberto Almeida, Macaé foi escolhida para sediar o evento porque aparece no cenário econômico regional com grande potencial de desenvolvimento.
- A cidade esta localizada entre grandes centros metropolitanos, e é considerada como uma das mais altas rendas per captas do estado. Além disso há belas cidades turísticas no entorno, que estão prontas para receber, juntamente com Macaé, turistas de várias partes do país”, afirmou Edilberto.
 O evento é organizado pela Editora WP, em parceria com o Macaé CVB, Prefeitura Municipal, Sebrae, Acim, Cetep, Ministério do Turismo, Secretaria de Turismo do RJ, Firjan, Fumdec e SindSalões(Sindicato de Classe).
O profissional que tiver o interesse de montar estande ou participar do evento deve consultar o site www.estheticshow.com.br para obter informações detalhadas.

Síndrome Alcoólica Fetal será discutida em seminário em Macaé

Síndrome Alcoólica Fetal será discutida em seminário em Macaé



Foto: Divulgação
Comitê de Prevenção à Síndrome Alcoólica pode ser implantado

O Seminário de Capacitação da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), no próximo dia 25, às 9h, será o ponto inicial para a implantação de um Comitê de Prevenção em Macaé. A organização é do Núcleo de Prevenção Primária, através da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas de Macaé, que, com a programação, pretende debater o tema para profissionais da área da saúde, educação, assistência e comunidade. As inscrições do evento, sediado na Cidade Universitária, são limitadas e podem ser feitas a partir da próxima segunda (9), por meio de um link específico, no site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br).

O coordenador extraordinário do Política sobre Drogas, Élio Tavares Lessa, e a coordenadora do Núcleo, Adriana Silva Feliciana, comemoram a realização do seminário e demonstram preocupação sobre o tema que deve ser amplamente divulgado. Embora o assunto já seja discutido nas palestras promovidas pelo Núcleo, com outros temas, a intenção é que seja feito um trabalho permanente focado na síndrome.

Síndrome Alcoólica fetal são manifestações teratogênicas que alteram a forma e funcionamento dos órgãos, causados pelo uso de álcool pela mãe. “A incidência no nosso município é grande, pelo que pude perceber no trabalho de assistência social. Queremos saber como esse assunto está sendo tratado nos programas de emergência de saúde, com as adolescentes grávidas, nas empresas. Queremos criar uma estratégia de políticas públicas ligadas a esse tema e implantar ações contínuas de prevenção”, observa Adriana.

O seminário vai contar com palestras dos seguintes profissionais: Margarida Constâncio (assistente social), Priscila Monteiro (psicóloga, especialista em Saúde da Mulher) e o PhD José Mauro Braz de Lima que, entre outros títulos, é membro da Sociedade Francesa de Alcoologia e membro efetivo do Grupo de trabalho “Álcool e Drogas”, do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro. José Mauro Braz também é autor de livros sobre o tema Alcoologia e Adictologia e do livro Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).
Com organização da prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas, o seminário conta com apoio das empresas parceiras: DS, Diego Rodrigues, Ítalo Ventura, AG Designers, André Gustavo, Hotel Rosamar, Restaurante Bal, Problasting Serviços Offshore.
 Programação
 8h – Café da Manhã
 9h – Abertura
 9h20 – Palestras – “O que é SAF?” – Introdução aos estudos de uma questão de saúde pública subestimada. As experiências da França e dos EUA.
 10h – Aspectos Clínicos, neurológicos, comportamentais e psicossociais das crianças com SAF.
 10h45 – Atenção do Serviço Social com crianças e adolescentes: na família, na escola e na comunidade.
 12h – Brunch
 14h – Sessão dInâmico-Interativa: “O que você sabe ou gostaria de saber sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas, na gravidez: Você já viu essa cena?”.
 14h30 – “Políticas Públicas sobre problemas relacionados ao álcool e outras drogas (ARADs) no Brasil. E sobre SAF, o que estamos fazendo?”.
 15h15 – Intervalo
 15h30 – Oficina “Ações e estratégias de Prevenção nos espaços da Saúde, da Educação, da Justiça. Construindo políticas públicas”.
 16h20 – A construção de uma política Pública de Prevenção da SAF.
 17h – Encerramento.

domingo, 15 de abril de 2012

VAMOS PREVINIR!!!!

Campanha da Homeopatia contra a dengue começou ontem
Foto: Guga Malheiros

Ontem (12) foi o primeiro dia da campanha de homeopatia contra a dengue. As primeiras doses homeopáticas, que não imunizam contra a doença mas podem amenizar os sintomas, foram distribuídas no Bairro Ajuda de Baixo, no posto da equipe de saúde da família.

Segundo a direção da Equipe de saúde, o medicamento já era distribuído para a população antes da campanha e a distribuição é feita também em casa, para pessoas acamadas e idosos.
 No bairro, a população acredita na importância de tomar as doses do medicamento, por isso têm comparecido em grande número para receber as gotinhas.
 Logo pela manhã do primeiro dia da campanha, a direção da Equipe de saúde da Família da Ajuda de Baixo informou que as doses estavam acabando, mas que uma nova remessa já estava a caminho.
 A técnica de enfermagem Arinéia da Silva, disse que não se tem uma estimativa de quantas pessoas já foram beneficiadas, pois são muitos atendimentos.
 Ana Cleide Santana é dona de casa e participou da campanha junto com a filha Geovana, de 5 anos. “Acho muito importante, por isso eu tomo direto e trago a minha filha também” disse.
 Para receber a dose não é necessário marcar consulta. Basta comparecer aos postos de distribuição e fazer a solicitação de 8 da manhã a 5 da tarde.
 A homeopatia pode ser aplicada a crianças, gestantes, idosos, diabéticos, hipertensos, portadores de doenças crônicas e até aqueles que já tiveram dengue.
 Hoje (13) As doses serão distribuídas no bairro Ajuda de Baixo, na próxima segunda-feira (16) no Lagomar, terça (17) no Parque Aeroporto na Praça principal, quarta (18) na entrada da Nova Holanda, quinta (19) no campo de futebol da Malvinas e na sexta-feira (20), último dia da campanha, a distribuição será no Calçadão da Avenida Rui Barbosa.
 Vale lembrar a importância de combater a dengue com simples atitudes em casa. Não deixar água parada ou empossada em pneus, garrafas, pratinhos de planta ou outros recipientes, além de se certificar que a caixa d’agua está bem tampada pode evitar a proliferação do mosquito.
Bairro Aroeira receberá Restaurante Popular a preço popular de R$ 1,00
Foto: João Marcos

O bairro da Aroeira, um dos mais antigos da cidade, possui uma população crescente. Muitos moradores passam o dia fora, a trabalho.
Outros conseguem unir emprego e residência no local. Com o crescimento da localidade, os moradores não precisam mais sair do bairro para ter acesso a posto de saúde, farmácias, mercados, comércio em geral, bares e lotéricas. Agora, os moradores também poderão ter acesso a um novo empreendimento que poderá facilitar a vida de muitos habitantes do local. Os moradores da Aroeira receberão um restaurante popular no próprio bairro.
 A inauguração foi anunciada pela prefeitura para ser realizada ainda este ano. E vem a atender outra característica. Com o crescimento desordenado do bairro, muitas pessoas ainda precisam de incentivos, como políticas sociais. A proposta do restaurante visa atender essa demanda, com a expectativa de 1.500 refeições diárias a um preço popular de R$ 1,00. A obra, um prédio de 960 metros de estrutura construída, é uma parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O Ministério disponibilizou 80% da verba do restaurante. A Prefeitura ficou responsável pelos outros 20% e garantiu a doação do terreno, que compreende 1.100 metros quadrados.
 Segundo informações da prefeitura, o projeto terá uma entrada de 80 metros quadrados para os usuários aguardarem a entrada. No interior, haverá duas câmaras frigoríficas, recepção de mercadorias, três áreas de preparo de alimentos – carnes, hortaliças e cereais e setores de cozimento e distribuição. Além disso, preocupados com a acessibilidade, serão construídos sanitários adaptados para portadores de necessidades especiais, que também contarão com área reservada para se alimentar.
 O modelo de gestão será parecido a outros restaurantes da cidade, como o Prato Cheio, próximo ao Mercado de Peixe. O espaço, que já funciona desde abril de 2004, oferece alimentações balanceadas sugeridas por profissionais, como nutricionistas. Desde a fundação, atende mais de 1.000 pessoas diariamente, com algumas refeições gratuitas. Esses casos, entre outras necessidades sociais, são identificados por assistentes sociais presentes no local.
 O restaurante, na Aroeira, estará localizado na Av. Gaston Henrique Schuler, uma das vias principais do bairro e próximo ao Ciep.
Prefeitura abre inscrições para mais 60 cursos de qualificação profissional
A Prefeitura de Macaé iniciou esta semana mais de 20 cursos de qualificação gratuitos, somando mil alunos em sala de aula. A Secretaria de Educação descentralizou a oferta e abriu cursos em 11 locais pela cidade e na serra. A partir desta segunda-feira (16) serão abertas as inscrições para outros 60 cursos de qualificação gratuitos.

Os interessados em fazer os próximos cursos devem procurar o Cetep, que fica na Rua Alfredo Backer, 363, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. As inscrições também poderão ser feitas nas secretarias das Unidades Escolares dos Polos onde estarão acontecendo os cursos. Para as inscrições são necessários os seguintes documentos: cópia de carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Residência, Comprovante Escolar, foto 3x4, Certidão de Casamento ou Nascimento e PIS.
 As inscrições só podem ser feitas pelo próprio candidato e não há reservas de vagas. Mais informações através do telefone 2770-0828 ou 2762-4025 ou pelo e-mail cetep@macae.rj.gov.br. Já nas redes sociais os endereços são os seguintes @cetepcursos (Twitter), Cetepmacaé (Facebook e Orkut).
 A aluna Isabel Gomes dos Santos terminou essa semana o curso de Inglês com o professor Paulo Rocha, no Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP). “Tenho 53 anos e nunca imaginei estar em sala de aula de novo. Essa oportunidade mudou minha vida. Fui tão bem acolhida que não me senti excluída, pelo contrário, me motivou a fazer outros cursos”, disse.
 As oportunidades oferecidas são cada vez mais aproveitadas pela população. Dezesseis mulheres inscritas no curso de Assentamento de Pisos, Azulejos e Revestimentos e de Pintura, do programa “Macaé Mais Feliz”, conhecido como “Pereirão”, iniciaram as aulas práticas nesta segunda-feira (9), na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Maria Lira Beraldini Campos.
 Outras dezesseis mulheres estão fazendo o curso de Elétrica Residencial no Acampamento Celso Daniel. Além disso, dezenove mulheres cursam o módulo de Alvenaria à noite no Colégio Maria Isabel, totalizando 51 mulheres beneficiadas com o programa “Macaé Mais Feliz”.
 - Somente este ano emitimos 84 certificados. Em fevereiro, 250 e em março mais 338. Foram 672 certificações em um período de verão, o que comprova a procura da população pelos cursos. Desde 2008 até hoje o Cetep entregou mais de 15 mil certificados, ressaltou a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, que pretende oferecer até dezembro vinte mil vagas em cursos.
 CURSOS QUE ESTÃO ACONTECENDO - Na sede do Cetep e no Colégio Municipal Maria Isabel (Centro) começou essa semana os cursos de Leitura e Interpretação de Desenho Técnico, Técnicas Básicas de Administração e Logística (três turmas), Matemática Básica para Concursos, Curso Básico de Almoxarife, Técnicas Básicas de Recursos Humanos, Curso de Telefonista, NR-10, Informática Básica (três turmas), Informática Avançada, Técnicas Básicas de Sistema de Gestão baseados nas NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e OSHAS 18001; Inglês Básico (duas turmas), Técnicas Básicas de Departamento Pessoal, AutoCAD, Noções Básicas de Segurança do Trabalho, Português para Concurso (duas turmas), Eletricidade Residencial Básica, Agente Ambiental e Manipulador de Alimentos.
 Já na Pousada da Cidadania a Secretaria Municipal de Educação iniciou o curso de Leitura Dinâmica. No C.M.Eraldo Mussi e no Ciep Darcy Ribeiro, começaram os cursos de Informática Básica e Inglês Básico. Na Escola de Qualificação da Imbetiba, vários alunos estão nas duas turmas do curso básico de Costura. No C.M. Samuel Brust a comunidade está tendo a oportunidade de cursar Inglês Básico. No C.M. Claudio Moacir os alunos estão tendo o curso de Grafitti.
 Na próxima segunda-feira, dia 16, na Escola de Qualificação e no Macaé Facilita, em Córrego do Ouro, terão início os cursos de Bombons Finos, básico de Salgadeira, Informática Básica e Técnicas Básicas de Recepcionista com Ênfase em Hotelaria. No Cetep, Inglês Intermediário; no Complexo Popular de Alimentação da Barra, (COPA), o Curso Básico de Panificação.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

04/04/2012

Marcha de servidores/as federais reúne 4 mil em Brasília
 Assistentes sociais marcaram presença. Luta contra privatização da saúde também foi pauta

O Serviço Social também fez parte da marcha e cobrou a implementação das 30h semanais sem redução salarial para os/as assistentes sociais (foto: Rafael Werkema)
Na última quinta-feira (28/3), o CFESS marcou presença na marcha dos/as servidores/as públicos/as federais, que reuniu mais de 4 mil pessoas em Brasília (DF). Com a faixa “assistentes sociais presentes nesta luta”, as conselheiras Ramona Ferreira e Heleni Ávila reforçaram a manifestação que teve como objetivo pressionar o governo para o atendimento de uma pauta de reivindicações que inclui a definição de uma política salarial permanente, a reposição inflacionária, a valorização do salário-base e a incorporação das gratificações para a categoria. 
Os movimentos sindicais chegaram a se reunir com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, que descartou a possibilidade de reajuste linear e de uma política salarial para o funcionalismo público. Ele disse que o governo só admite discussões salariais setoriais e que não tenham impacto financeiro em 2012.
Nem mesmo a mobilização em frente ao prédio do ministério e o “apitaço” dos/as servidores/as dissuadiram a postura fechada do governo. Além disso, no mesmo dia, foi aprovado no Senado Federal o Projeto de Lei (PLC 2/2012) que cria o fundo de pensão complementar e privatiza o sistema de previdência do funcionalismo federal. A votação aconteceu sob protestos dos/as manifestantes. As entidades sindicais afirmaram que continuarão organizando paralisações nacionais.
Assista ao vídeo da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sara Granemann, que fala sobre o projeto de lei que cria o fundo de pensão complementar e privatiza o sistema de previdência do funcionalismo federal
“Quando se trata de negociação sobre os direitos do/a trabalhador/a, o governo brasileiro vem mantendo a mesma postura: desrespeitá-los em detrimento do capital”, criticou a conselheira Heleni Ávila. “É o que vem acontecendo com nossas 30 horas semanais sem redução salarial: uma Lei Federal sancionada, que altera a Lei de regulamentação da nossa profissão, e que o governo insiste em não reconhecer, por meio de uma portaria absurda do MPOG”, completa.

Governo brasileiro continua ignorando as reivindicações da classe trabalhadora (foto: Rafael Werkema)
Saúde em risco
A Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde também esteve na marcha, para denunciar as recentes tentativas de mercantilização dessa política social. O movimento chamou a atenção para o manifesto contra a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) nos hospitais universitários. Para a Frente, a implantação da EBSERH é uma afronta “ao caráter público dos HU e à sua característica nata de instituição de ensino vinculada à Universidade; um desrespeito à autonomia universitária garantida no artigo 207 da Constituição de 1988; um risco à independência das pesquisas realizadas no âmbito dos HU; uma forma de flexibilizar os vínculos de trabalho e acabar com concurso público; além de prejudicar a população usuária dos serviços assistenciais prestados pelos Hospitais-escola e de colocar em risco de dilapidação os bens públicos da União ao transferi-los a uma Empresa”.
O CFESS já assinou o manifesto. “Precisamos impedir a implantação da EBSERH (Lei nº 12.550/2011) nos hospitais-escola federais, pois sua criação significa a privatização do maior sistema hospitalar público brasileiro, composto por 45 unidades hospitalares. É uma ameaça para o nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca a conselheira Ramona Ferreira.
A Frente está programando para o próximo dia 10 de abril atos unificados nos estados contra a privatização da saúde e da vida.
(com informações da Conlutas, Agência Brasil e Frente contra a Privatização da Saúde)
Seja um/a signatário/a do abaixo assinado contra a EBSERH